Ana Siuffo
00:00:00
Sociedade

A solidão como sintoma da vida moderna

Proposta:

Considerando as ideias apresentadas pelos textos motivadores, reflita sobre as mensagens transmitidas e redija, na norma-padrão da língua portuguesa, uma dissertação argumentativa sobre a solidão como sintoma da vida moderna, analisando como a fluidez das relações humanas e o ritmo das grandes cidades têm provocado o isolamento afetivo.

Orientação em Áudio

Ouça uma breve orientação sobre como abordar este tema

TEXTO 1:

"As relações humanas são, na modernidade líquida, marcadas pela precariedade… Laços e parcerias tendem a ser vistos e tratados como coisas destinadas a serem consumidas, e não produzidas. Assim, quando uma parceria perde força, não há sentido em mantê-la: o mais seguro é descartá-la." Fonte: Zygmunt Bauman, Modernidade Líquida (2001).

TEXTO 2:

As áreas metropolitanas são mais vulneráveis ao isolamento social. Warner e Andrews (2019) descobriram que, à medida que o desenvolvimento de arranha-céus urbanos aumenta e mais pais e filhos vivem em centros urbanos, eles experimentam barreiras físicas e sociais que os impedem de formar conexões sociais mais profundas com seus vizinhos. Chile et al (2014) descobriram que 43% dos entrevistados relataram sentir-se isolados no centro da cidade. Fonte: Papel da Infraestrutura Social no Isolamento Social em Comunidades Urbanas (2024).

TEXTO 3:

Ó solidão do boi no campo, Ó solidão do boi no campo, ó solidão do homem na rua! Entre carros, trens, telefones, entre gritos, o ermo profundo. A cidade é inexplicável e as casas não têm sentido algum. Fonte: Drummond, Carlos. José. Rio de Janeiro: José Olympio, 1942.

TEXTO 4:

[Referência à pintura Nighthawks de Edward Hopper (1942), que retrata pessoas solitárias em um café noturno, simbolizando o isolamento urbano]

Palavras

0

Caracteres

0

Linhas

1